sábado, 27 de agosto de 2011

Sobre erros de português e escaladas

Uma das minhas características mais marcantes era abominar erros de português. Assim mesmo, direto e rabugento.
A gente espera de um relacionamento - além das flores, alegrias e sóis habituais - que ele nos permita crescer e quem sabe em seguida melhorar os próximos relacionamentos. Não me entenda mal, é claro que eu sei que durante o relacionamento a última coisa na qual a gente pensa é no próximo relacionamento, mas o próximo vai existir, quer a gente queira, quer não, porque é assim que as coisas funcionam.
Daí eu me enxergo escalando a montanha da tolerância e aprendendo, com você, a aceitar as coisas que eu mais abominei durante bons anos, como por exemplo os erros de português. A princípio, são positividades e crenças na retribuição cármica universal, mas quando a gente se dá conta, escala tantas montanhas virtuosas e vai querendo se transformar em algo tão divinamente bom, que em certo ponto acaba nem se reconhecendo mais.
E se abominar os erros de português fosse justamente o que há de mais verdadeiro e essencial em mim? E se é precisamente isso que me constrói assim do jeito que sou, e que em determinado momento me tornou perfeito pra você?
Quando a gente está no topo, descer é difícil. Pra baixo todo santo ajuda não é válido pras nossas neuroses pequeno-burguesas. Tirar as máscaras que construímos e ajustamos durante uma vida inteira um com o outro revela pelos, rugas e cicatrizes. Mas acima disso, revela quem de fato somos e negá-lo é inútil.
Resta ao amor provar a força dos seus exércitos combalidos e entrar em mais essa batalha pra descobrir enfim se é capaz de superar o que há de mais íntimo, belo e feio dentro de mim. E de ti. Como abominar erros de português, por exemplo.

2 comentários:

  1. E a gente vai mudando e nem percebe, o tempo e o amor vão moldando a gente de tal forma que nem percebemos, daí um belo dia estamos sendo ''capazes de superar o que há de mais íntimo, belo e feio dentro de nós''.

    Muito bom seu post :* beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por ter sido, por muito tempo, uma montanha de obstáculos. Não em um sentido ruim. Mas é que eu sabia que tu vestia a pessoa com os erros de português que já a vira escrever e os via sempre que a encontrava. Por isso, sempre que eu escrevia pra ti ou contigo eu me esforçava para não errar. Acho que funciona se os dois subirem as montanhas juntos. Caso contrário, quando os dois se distanciam, a gente se perde e não sabe se subiu ou se desceu. Sei lá, to viajando hehe

    ResponderExcluir